Numa disputa acirrada assim que a votação foi aberta, Batman Arkham City e Battlefield 3 lutaram pelo título de Melhor Game de PC de 2011. Mas nas horas seguintes, Skyrim surgiu do fundo da lista e tomou a liderança para não sair mais.
A vitória mais ampla e disparada deste ano fica com a categoria de melhor game de PS3. Uncharted 3 Drakes Deception atropelou todos os seus rivais, com mais de mil votos de vantagem sobre o segundo colocado, Mortal Kombat.
Dark Souls, o RPG semi-impossível da Nanco Bandai fica com a terceira posição, enquanto Killzone 3 leva a quarta posição. Na lanterninha, Resistance 3 fecha a lista, com menos de 20 votos.
Outra vitória fácil nesta categoria. Com mais de seiscentos votos de vantagem, Gears of War 3 leva o título de melhor game do 360, contando o fim da saga épica de Marcus Fenix.
O simulador Forza 4 fica com a segunda colocação. Mortal Kombat e LA Noire fizeram uma luta intensa pela terceira colocação, mas com três votos a mais, a história policial de Cole Phelps levou a melhor e superou Scorpion e demais lutadores. Em quinto e último lugar, temos o RPG Dark Souls.
E se nas últimas categorias a vitória foi fácil, com o Wii não foi diferente. E Não teve pra ninguém: Link e sua eterna saga fizeram de The Legend of Zelda - Skyward Sword o melhor game de Wii, com mais de oitocentos votos de vantagem sobre o segundo colocado: Rayman Origins.
Em um empate técnico, com diferenças de um voto entre cada, Kirby's Return to Dream Land, The Conduit 2 e Xenoblade Chronicles ficaram com a terceira, quarta e quinta posição, respectivamente.
Apesar de um começo fraco e decepcionante, parece que o 3DS embalou. Ou assim parece, baseando-se nos resultados desta categoria. Super Mario Land 3D levou o título de melhor game de console portátil, seguido do remake The Legend of Zelda Ocarina of Time 3D.
Monster Hunter Portable 3 ficou com a terceira posição, seguido por Dragon Quest VI: Realms of Revelation na quarta posição e Kingdom Hearts Re:coded na quinta colocação.
Depois de vitórias fáceis, temos uma das disputas mais acirradas deste ano. Batman e Drake lutaram pelo título de melhor game de ação e aventura. Mas o Cavaleiro das Trevas superou o aventureiro da Sony na reta final e fez com que Batman Arkham City leve o título, com Uncharted 3 a menos de oitenta votos atrás.
Assassins Creed Revelations ficou com o bronze, seguido de Gears of War 3 na quarta colocação e LA Noire na quinta posição.
Apesar de não fazer tanto barulho na mídia, Forza 4 garantiu ótimas notas da crítica especializada. E parece que dos votantes deste ano também. O simulador da Microsoft levou o título de Melhor Game de Corrida, com Dirt 3 na segunda posição.
F1 2011, o simulador da categoria mais famosa do automobilismo superou por dois votos o quarto colocado, Need for Speed The Run. Fechando o podium, temos Driver San Francisco.
Futebol é a preferência nacional e é claro que isso vai refletir nos resultados desta categoria. Na eterna luta entre FIFA e Pro Evolution Soccer, a série oficial de futebol levou a melhor. Com mais do dobro de votos, FIFA ficou em primeiro lugar, com PES em segundo.
Fechando a lista, NBA 2K12 conquista a terceira posição, com UFC 13 na quarta. Por fim, o game de tênis Top Spin 4 fecha a categoria em quinto lugar.
Neste ano, Call of Duty e Battlefield travaram verdadeiras guerras dentro e fora do mundo dos games. E na nossa votação não foi diferente. Com gráficos renovados, multiplayer sólido e diversas possibilidades, Battlefield 3 leva o título de Melhor FPS de 2011, deixando Call of Duty Modern Warfare 3 na segunda posição, com menos de setenta votos de diferença.
Apesar de alguns não o considerarem como FPS, Portal 2 fica com a terceira posição. Deus EX Human Revolution, o meio shooter meio RPG que mescla momentos em primeira e terceira pessoa, fica com a quarta posição. Por último, Bulletstorm, o FPS da Epic que prometia revolucionar o gênero fecha a categoria.
O ano não foi generoso para os third persons shooters. Apesar dos poucos títulos do gênero, tivemos bons games de TPS. E a batalha pelo título de Melhor TPS foi vencida por Uncharted 3 Drakes Deception, com mais de duzentos votos de vantagem sobre o segundo colocado, o game de terror espacial Dead Space 2. O exclusivo de Xbox 360, Gears of War 3 fica com a terceira posição.
Atrás, vem LA Noire, com Warhammer 40,000 Space Marine em último.
Dentre todos os games de luta, talvez nenhum tenha sido mais destaque em 2011 do que Mortal Kombat. Resgatando os tempos áureos da série, com adaptação toda em português e diversos personagens clássicos, não podia dar outro resultado. Mortal Kombat venceu fácil todos os seus rivais.
Num distante segundo lugar, setecentos votos atrás, Super Street Fighter IV Arcade Edition. Ultimate Marvel vs Capcom em terceiro lugar, com Soul Calibur V em quarto e Street Fighter III: 3rd Strike Online Edition fecha a lista em último lugar.
Enredo grandioso, magias, espadas, monstros, barra de vida, evoluir habilidades... É isso que se espera encontrar nos RPGs. E se em 2011 há um RPG que usou todos estes fatores de maneira grandiosa, este game é Skyrim. E com mais de mil votos, The Elder Scrolls V: Skyrim ganha o título de Melhor RPG de 2011.
Em segundo lugar, temos mais um game da série de monstros de bolso. Pokémon Black/White leva a prata, seguido por The Witcher 2. Na quarta colocação, Dark Souls, com Dragon Age 2 fechando a categoria.
Para alguns, algo indispensável. Para outros, apenas mais item num game. Seja lá qual for a sua opinião, não se pode negar que este ano tivemos games com gráficos excepcionais. Battlefield 3 que o diga, levando o título de Melhor Gráfico de 2011.
Seguido de perto por todo o período de votação, temos o segundo colocado Uncharted 3. Crysis 2, outro game que preza pelos gráficos, ficou com a terceira posição. Na quarta colocação, Skyrim e RAGE na última posição.
Se alguns prezam pelos gráficos, outros dizem que a diversão vem primeiro. E em 2011 tivemos muitos games que certamente deram muita diversão. E se tratando de diversão, a versão final de Minecraft provou ser a melhor escolha, vencendo a categoria com quase seiscentos votos.
O mundo medieval de Skyrim ficou com a segunda posição, enquanto a cidade amalucada de Saints Row The Third ficou com a terceira posição. Nos dois últimos lugares, Portal 2 e Sonic Generations, respectivamente.
Em uma galáxia muito, muito distante, Jedis e Siths travaram batalhas pelo espaço, a fim de garantir sua soberania e trazer paz ou terror planetas a fora. E nesta galáxia de infinitas possibilidades se passa o Melhor MMO de 2011: Star Wars: The Old Republic.
Em segundo lugar, temos outro embate épico entre bem e mal: DC Universe Onlline. Na terceira posição, temos os embates culturais de Age of Empires Online. Na quarta colocação, vem All Points Bullet, o MMO que já foi dado como morto há tempos atrás. Fechando a lista, World of Tanks e suas batalhas campais entre tanques.
Desconhecidos da maioria, amados por quem os conhece. Esta é a realidade de alguns games indies, que cada vez mais começam a chamar a atenção do público, como um mercado em potencial. E se houve um game indie que chamou a atenção (e até mesmo fez este gênero ganhar fama), este game é Minecraft. E com mais de seiscentos votos, ele leva o título de Melhor Game Indie , após ter sua versão final lançada.
Na segunda colocação, o sombrio game Limbo, com mais de quatrocentos votos. Na terceira posição, Bastion. Quarta posição para Orcs must die!, seguido por Terraria na quinta colocação.
Na categoria mais disputada, todos os cinco concorrentes tiveram um início equilibrado. Com DLCs se tornando cada vez mais comuns no universo gamer, era de se esperar certo equilíbrio nessa categoria. Mas parece que a inusitada inclusão de Freddy Krueger em Mortal Kombat fez com que a DLC do game de luta ganhasse a categoria, com mais de trezentos e trinta votos.
Portal 2 Peer Review vem na segunda opção, quatorze votos na frente do terceiro colocado: a versão final de Minecraft. Mass Effect 2: The Arrival, com cento e noventa e cinco votos aparece na quarta posição. Fechando a categoria, temos a dashboard que permitiu que o Kinect reconhecesse comandos de voz, dando ainda mais liberdade para o sensor de movimentos da Microsoft.
Já foi dito diversas vezes que games estão superando o cinema. E muito se deve a sua narrativa e enredo, cada vez mais elaborados. E em 2011 tivemos muitos games que tiveram enredos e narrativas que colocariam muitos filmes no chinelo. E com uma diferença de treze votos, Uncharted 3 leva o título de Melhor Enredo Original, superando o segundo colocado, Assassins Creed Revelations.
O terceiro colocado é LA Noire e sua trama policial. Na quarta posição, a trama cheia de conspirações do universo cyberpunk de Deus EX Human Revolution. Na quinta posição, Gears of War 3.
O multiplayer, para alguns, é o que faz compensar a compra de um game original. E dois games disputaram com balas e explosões o título de melhor multiplayer de 2011: Battlefield 3 e Modern Warfare 3. E com apenas nove votos de diferença, temos o vencedor: Call of Duty Modern Warfare 3, superando por pouco o FPS da EA.
Na terceira colocação, o multiplayer com cross-plataform entre os consoles de mesa, Portal 2. Quarta posição para os combates sangrentos de Mortal Kombat. Fechando a lista, a quinta posição de Dirt 3.
Os games já provaram ter músicas de qualidade e viciantes, sem dizer que sua presença (ou total falta dela) podem ambientar qualquer game, se bem executada. E com um tema épico e trilha sonora de qualidade e bem ambientada, Skyrim obteve o título de Melhor Música/Trilha Sonora.
O segundo colocado é Portal 2, com míseros dois votos na frente de The Legend of Zelda Skyward Sword, o terceiro colocado. Na quarta posição, LA Noire e suas composições de época. Por fim, Driver San Francisco, com um repertório diverso.
Mais uma categoria com uma vitória fácil. Na escolha de melhor protagonista, foi unânime a escolha do Cavaleiro das Trevas no game Batman Arkam City. Na segunda posição, com metade dos votos adquiridos em comparação com o primeiro colocado, temos o aventureiro carismático e bom de briga Nathan Drake. Na terceira posição, o calado herói de Hyrule: Link.
Nas duas últimas posições, temos o anti-herói Duke Nukem com a quarta posição, seguido por Adam Jensen, de Deus Ex.
Escondidos na sombra dos protagonistas ou roubando a cena nos momentos decisivos, os coadjuvantes também merecem sua categoria. E assim como na categoria de protagonistas, esta categoria teve um vencedor fácil e unânime: John "Soap" MacTavish, de Call of Duty Modern Warfare 3. Na segunda e terceira posição, dois coadjuvantes de Portal 2: GlaDos e Wheatley, respectivamente.
Na quarta posição, o hacker e técnico Francis Pritchard, de Deus Ex. Na quinta colocação, mais Portal 2, com Cave Johnson.
Do que seria o herói se não houvesse o vilão? Monstros, robôs, soldados ou pessoas, vilões de todos os tipos surgiram em 2011, mas certamente nenhum vilão se destacou tanto quanto o vencedor da categoria. E ele é Joker, ou, para nós, Coringa. E com uma vitória fácil, com mais do dobro de votos sobre o segundo colocado: o terrorista de Call of Duty, Makarov. Na terceira posição, o monstro auto-destrutivo Creeper, de Minecraft.
A quarta posição é da (falta de) inteligência artificial Wheatley, de Portal 2. O último colocado é Nicole Brennan, de Dead Space 2.
Responsáveis pelos games que tanto adoramos, os estúdios são responsáveis por praticamente todo o trabalho duro até termos os games em nossas mãos. E alguns estúdios se dedicam tanto em atender os gamers e oferecer um material de qualidade que acabam se destacando entre os demais. E em 2011, a Bethesda foi escolhida como o Melhor Estúdio. Num disputado segundo lugar, A Blizzard superou a terceira colocada Valve.
Eidos Interactive e Netherealm fecham a categoria, com a quarta e quinta posição, respectivamente.
Ele era esperado, especulado, imaginado e procurado. E por fim, ele foi anunciado. GTA V surgiu para o público na forma de um trailer, mostrando novos gráficos e uma Los Santos repaginada e nova. Com tudo isso, o anuncio de GTA V foi considerado a maior surpresa de 2011.
Num distante segundo lugar, os gráficos de Battlefield 3levam a segunda posição. Quatorze votos atrás, temos o novo visual, muito mais realista, de Lara Croft, no próximo Tomb Raider. Em seguida, na quarta posição, temos o controle tablet do próximo console da Nintendo, o WiiU. Fechando a categoria, temos o portátil da Sony: PSVita.
Se 2011 foi um ano de grandes games, também foi um ano de muitos fatos vergonhosos. E para nós, brasileiros, não há dúvidas de que 2011 será marcado por uma reportagem da TV Record, sobre os malefícios e perigos dos games violentos. Com argumentos superficiais e parciais, a reportagem gerou fúria entre os gamers brasileiros e leva o título de Maior Fail de 2011.
Na segunda colocação, a queda da PSN, que gerou caos na gigante japonesa. Na terceira posição, os requisitos absurdos para se rodar Battlefield 3 nas configurações máximas. A quarta posição fica com a guerra travada entre a EA e a Valve sobre os direitos de venda da versão digital de Battlefield 3, que se estendeu para os demais games da Eletronic Arts na Steam. Por fim, as baixas vendas do portátil da Nintendo, 3DS, fecha a lista de maiores fails de 2011.
E agora o grande anuncio: Quem foi o melhor game de 2011, segundo esta votação? Na quinta colocação temos Portal 2, sequência do puzzle em primeira pessoal da Valve. Na quarta posição, o exclusivo de Nintendo Wii, The Legend of Zelda Skyward Sword. Levando o bronze, a maior aventura e desafio que Batman já enfrentou, em Batman Arkham City.
E agora, o vencedor. Com 713 votos, 137 votos a mais que o segundo colocado, é: The Elder Scroll V: Skyrim, o RPG da Bethesda, superando Uncharted 3 Drake's Deception, que leva a segunda posição.
E assim terminamos mais uma edição da votação do games e fatos que marcaram 2011, esperando que 2012 nos ofereça muito mais (isso se os Maias estiverem errados).
A todos que votaram, nosso mais sincero agradecimento e esperamos contar com sua participação nas futuras edições.
0 Comentários:
Postar um comentário